08/10/2009

Dislalia

Dislalia


É o transtorno de linguagem mais comum em crianças e o mais fácil de se identificar. A dislalia é um distúrbio da fala que se caracteriza pela dificuldade de articulação de palavras: o portador da dislalia pronuncia determinadas palavras de maneira errada, omitindo, trocando, transpondo, distorcendo ou acrescentando fonemas ou sílabas a elas.




Até que idade é considerado normal trocar as letras na fala?

4 comentários:

Glaucia e Suelen disse...

Colegas, muito interessante essa pergunta.Alguns dias participei de uma discussão onde um foniatra dizia que a cada idade corresponde determinadas letras e que no geral,com a idade de 4 anos a criança deve falar corretamente e não 5 como muitas vezes ouvimos falar.
Vocês tem informação sobre isso?
Gláucia

Alvoir disse...

acredito que não tem idade pra esse tipo de transtorno de linguagem, porque geralmente esses erros são cometido quem está nos primeiros anos escolares ou que não foram pra escola.

Anônimo disse...

Olá meninas!!!
Gostaria primeiramente de dar os parabéns para vocês pelo blog, esta muito criativo!!!
Sobre a dislalia gostaria de comentar que leciono para a Educação Infantil e tenho um aluno com seis anos que tem dislalia, fala como o "cebolinha". A dificuldade que encontrei neste caso foi a aceitação dos pais em frente ao problema apresentado pelo filho. Foram meses de reuniões para que eles aceitassem e procurassem tratamento para ele. Hoje ele está melhorando a cada dia e mde deixando cada vez mais orgulhosa de seus progressos. Abraços!!!
Gabriella Rodrigues

Cristiane disse...

Cristiane S.
Colegas parabéns pelo blog!acredito que até o cinco é considerado um marco,pois já se espera que a criança complete a aquisição da linguagem oral e que sua fala seja como de um adulto.